terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Mochileiros e viagens


Quem nunca pensou em largar tudo e sair por aí fazendo viagens? quem nunca pensou em economizar uma grana e sair por aí, conhecendo pessoas e culturas como se não houvesse amanhã?
Muitos de nós tem idéias como essas, mas nesse post eu vou falar sobre as pessoas que realmente levam o sonho adiante!
os verdadeiros mochileiros que habitam o Brasil.

Os mochileios gostam de pensar em si mesmos e no mundo como entidades sem limites e sem fronteiras, e eles realmente são se pararmos para analisar. Limites como dizem muitos deles, são definidos apenas pela sua mente.
Viajando o mundo a pé, de carona e muitas vezes de bicicleta, eles se destacam pela liberdade e busca pela simplicidade.

Então espera um minuto... mochileiro que é mochileiro não pega avião?!
Quando a viagem requer um oceano de distância é claro que o avião e outros meios de trasnporte rapidos são nescessários, livre não quer dizer idiota e desconectado com o mundo,a simplicidade tão pregada por eles diz respeito ao fato de como as pessoas curtem suas viagens hoje em dia,pagando um pacote e seguindo uma fila de pessoas em uma viagem de dois dias vendo museus.
Os mochileiros viajam sem preocupaçoes de restriçoes,vendo não só culturas diferentes quanto explorando a natureza e conhecendo pessoas,organizando a viagem por conta própria os mochileiros tem um lema que todos deveriamos seguir, viver o momento.
Há um mito bem ultrapassado de que é preciso muito dinheiro para viajar dessa maneira, o que não é verdade, os próprios viajantes possuem várias comunidades virtuais afim de baratear as excursões sejam elas nacionais ou não.
Dormir em albergues,barracas,estar sempre pronto pra dar no pé e conhecer uma nova cultura,ser flexível e se adaptar facilmente são requisitos indispensáveis para quem pensa em adotar o estilo de vida,e não se enganem quanto a isso pois uma viagem feita dessa maneira é pra nunca mais esquecer.
O gostinho de aventura sempre estará ali perturbando você por mais,é dificil parar de viajar quando se embarca na primeira aventura.
Apesar do estereótipo do mochileiro estar sempre associado a juventude e disposição física,muitos idosos tem entrado na dança, no japão há uma leva de idosos que bem disposto saem para viajar o mundo em grupo, são a "geração de ouro".
Daí podemos concluir qu para ser um mochileiro só é prciso vontade e determinação.
Abaixo uma lista d sites bacanas pra quem quer se informar mais e acompanhar algumas viagens já feitas.
www.mochileiros.com
http://viagemaomundodebicicleta.blogspot.com/
http://www.mochilaosemfronteiras.com/?tag=mochileiros
http://www.couchsurfing.org/
http://www.universia.pt/servicos_net/informacao/noticia.jsp?noticia=47614

Nenhum comentário:

Postar um comentário